sábado, 2 de outubro de 2010

Tudo sobre o Jeans




DESCUBRA PORQUE O JEANS NUNCA SAI DE M.O.D.A

Ele está presente no armário de todo o mundo, não importando o estilo, a idade, o sexo, classe ou mesmo a religião. Ele é o jeans – que de geração em geração vai ganhando diferentes usos e adeptos, cores e formatos.

Hoje em dia não é difícil ver quem usa jeans para trabalhar ou para ir a uma requintada festa, seu uso é propagado a quem tem estilo e se sente bem independente de estar usando um jeans surrado ou de uma grife famosa.

Mas, afinal quando e onde surgiu esse tipo de idumentário tão conhecido e usado por todo o globo?

casal de jeans

Ele não teve uma origem glamurosa! Foi inventado por Levi Strauss, alemão que veio para os EUA no século XIX , para vender barracas de lonas para os minerados do Canadá. Sua invenção se transformou, com algumas modificações, em calças que protegiam o corpo dos operários do ouro. A modificação constituiu em trocar as pesada lona pelo dênin, tecido de algodão usado por escravos nas lavouras americanas. Na verdade Levi meio por acaso, readaptou um produto já há tempos conhecido e utilizado no mercado: a lona.

Mas foi somente na década de 50 que o jeans tornou-se uma vestimenta conhecida, pois os astros do rock e do cinema, como Marlon Brando e Elvis Presley, passaram a utilizar em cena, fazendo a cabeça de todo o mundo.

Atualmente o jeans fabricado no Brasil é um dos mais modernos e personalizados do mundo, pois traz cinturas mais baixas, bolsos pequenos e detalhes exclusivos. Em entrevista ao portal Terra Tufi Duek – proprietário da marca Fórum, explicou porque o jeans brasileiro é considerado um dos melhores do mercado: “Bolsos pequenos valorizam os quadris, enquanto bolsos maiores disfarçam”, explica Tufi, revelando um dos segredos do novo encantamento.

E é por conta disso que marcas famosos no exterior, como a Diesel, criaram modelos de calças jeans com cós reduzido e charmosos bolsinhos. O mercado oferece uma infinidade de modelos, formatos e números de jeans e é por isso que precisamos estar atentas a qual modelo se adapta melhor ao nosso corpo. Segue algumas dicas*:

Cós-alto: esse tipo alonga a silhueta, mas exige tudo no lugar. Relaxed: o efeito largadão do modelo, quando usado com salto, faz as mulheres pequenas parecerem mais altas. Calça reta: a mais democrática das modelagens deixa a barriga lisinha – as mulheres são um pouco mais altas, alguns dedos abaixo do umbigo. Pantalona: as pernas soltas da pantalona são ótimas para disfarçar excessos nos quadris. Com top amplo, a silhueta fica ainda mais esbelta. Calça seca: a pareceria de calça sequinha e trench coat ajuda a afinar as pernas e valoriza a cintura. Logo, quadris, culotes e coxas grossas passam despercebidas. Skinny:afunilada até embaixo, a skinny valoriza os contornos do corpo. Aliada a peças com volume e à cintura marcada, a calça dá curva a quem não tem. Altíssima: a cintura é um ótimo trunfo para conquistar um corpinho violão. Se quiser fazer a linha mais despojada, jogue um tricô com decote por cima.

DESCUBRA QUAL O JEANS CERTO PARA VOCÊ

Mulheres Altas :

  • Escolha calças com a cintura mais no lugar, o cós pode ser ligeiramente baixo, mas sem exageros. Barras dobradas ou acima do calcanhar, ajudam a manter uma proporção no corpo

  • Mulheres baixinhas :

  • O jeans deve ter o cós baixo. Evite os modelos com o gancho muito fundo, como algumas boyfriends

  • Mulheres com o corpo retangular :

  • Para quem tem o quadril e cintura retos, as calças devem ter a cintura baixa. Opte por modelos com volumes extras nos quadris, como as calças carrot e jodhpur associadas a blusas sequinhas, vão dar a impressão de curvas.

  • Mulheres Corpo Ampulheta :

  • Cintura fina e quadris largos são as características desse tipo de corpo. Calças mais retas e com a barra um pouquinho mais larga tipo "boot cut" ajudam a equilibrar os quadris. Se quiser usar skinny escolha aquelas com a barra um pouquinho mais solta.

  • Mulheres com pouco BUMBUM:

  • Calças jeans sem bolsos traseiros ou com bolsos menores ajudam a dar mais volume no bumbum. Trabalhos de desgaste no jeans, bordados e taxas na parte de trás da calça também são interessantes. Evite os bolsos traseiros caídos, aqueles que ficam abaixo do bumbum.

  • Mulheres com BUMBUM grande :

  • Bolsos traseiros pequenos dão a impressão de que o bumbum é maior ainda. Lavagem muito clara nesta região, também causa esta impressão. Por isso opte por jeans com bolsos de tamanho normal e sem desgaste ou bordados na área do bumbum.

  • Mulheres magrinhas :

  • Para este tipo de corpo o importante é revezar calças justas com blusas mais larguinhas e vice-versa. Para quem quer esconder pernas muito finas, aproveite os modelos mais amplos e com volumes.

  • Mulheres Gordinhas :

  • As calças devem ter um corte mais reto, com cintura no lugar. Cores mais escuras e jeans com elastano, lembrando que não deve ficar muito justo, são ótimos para disfarçar as gordurinhas.

  • Mais algumas Informações :

  • Jeans

  • Tipos de Calças Jeans :

Calça Reta : É muito Confortável e sóbrio, ideal para ser usado no trabalho.
Combina muito bem com sapatos de salto médio e baixo e também mocassins
e escarpins.

Calça capri : Muito elegante e ideal para ser usado em dias quentes. Combine
a calça capri com sapatos de saltos médios ou baixos que ficam mais elegantes
e combinam mais com este estilo de jeans.

Calça boyfriend : É bem parecida com a calça baggy dos anos 80. é um jeans bem
confortável e usado, tem um corte amplo nos quadris que vai se ajustando até o tornozelo.
A calça boyfriend está bastante em alta e durante o dia fica muito bem com sapatilhas,
Rasteirinhas, e mocassins baixos. Mas durante a noite você pode usar mais um pouco
combinando a boyfriend com sapatos de salto alto, montando um visual descolado e moderno.

Calça pantalona : Tem a barra bem larga que se ajusta na coxa, combina com sapatos
Anabella ou plataforma, especialmente os de bico quadrado ou redondo.

Calça Saruel : Também está em alta , apesar de muita gente ter meio receio
de usa-la . Esse modelo também é muito confortável e combina com diversos
modelos de saltos.

Calça Skinny : É aquele modelo mais sequinho, que fica ajustado no corpo.
Esse combina com quase todos os tamanhos e modelos de salto, é
o modelo de jeans que as mulheres mais aprovam.




JEANS : LAVAGENS & DETALHES

  • As calças Jeans possuem mil detalhes que podem mudar totalmente a nossa percepção: bolsos, barras, cinturas, pernas...e com as lavagens e os detalhes não é diferente.

    O índigo é a lavagem mais tradicional do jeans, que é aquele azulão original do próprio tecido, sem ser tingido ou lavado antes de comercializar.

    Daí podemos partir para mil outras cores (azuis mais escuros ou mais claros, pretos, cinzas, coloridos) e mil detalhes também: bigodes, rasgados, fios puxados, desgates, manchas, e por aí vai. Existem diversas maneiras de desgastar e marcar os jeans para deixá-los com cara de usados, destruídos, puídos, rasgados, tem essa moda atual do jeans delavê também, que é o jeans desbotado, quase branco e manchado...

    jeans-detalhes

    Jeans distroyed com rasgos e desfiados, manchados e calça com bigode no quadril e manchas claras na coxa.

    Os bigodes, que são aquelas listrinhas horizontais desgastadas na altura do quadril ou da coxa, são vilões para quem tem quadril avantajado, pois chamam super a atenção e alargam ainda mais a região.

    Os desgastados ou manchados mais claros fazem o mesmo efeito: desgastes na coxa e no bumbum por exemplo engordam horrores estas regiões.

    Quanto mais escuro e liso é o jeans, mais formal é a calça. Assim, jeans escuros são mais apropriados para o ambiente de trabalho (se jeans está no dresscode de sua empresa, claro), de preferência retos e de cintura no lugar.

    Quanto mais claros e mais detalhes o jeans possui, mais informal ele fica.

    jeans-lavagens

    Detalhe do descolorido no bumbum que aumeeenta, manchas escuras e bigode, jeans escuro e reto ótimo para o trabalho e jeans beeem clarinho para o lazer.

    Isso também vale para as costuras e bolsos: quanto mais destacadas são as costuras (costuras em diagonal, no meio da perna, etc.) e diferentes são os bolsos (bolsos com abas, bolsos na lateral, etc.), mais descolado e apropriado somente para o final de semana seu jeans fica.

    ************************************************************************

    JEANS MASCULINO

    Tipos De Jeans E Cortes Ideais Para O Seu Corpo

    Jeans

    Straight Cut


    Os jeans straight-cut usualmente têm a cintura na zona da sua cintura natural e são menos justos na zona das nádegas e coxas. A perna da calça deve ter um aspecto longo terminando um pouco mais justa na zona do tornozelo. Estes jeans são os mais comuns e os mais antigos, se tem o corpo para os usar e gostar do estilo, faça-o, pois este estilo dá com quase tudo.

    Straight Cut

    • cintura: no lugar, nem pra cima e nem pra baixo.
    • modelagem: não tão justa nas coxas e nádegas.
    • pernas: corte reto e acaba um pouco mais justo no altura do tornozelo.
    • estilo: todas as ocasiões.
    • combina se você é: este aqui só não combina para quem está muito acima do peso.


    Boot Cut

    Este estilo foi desenhado originalmente para os cowboys, para que eles pudessem calçar as botas de uma maneira fácil. Este corte é um dos melhores, favorece quase todos os homens. A cintura deve estar cerca de dois dedos abaixo da sua cintura natural, e as pernas das calças devem estar ligeiramente largas a partir do joelho até ao tornozelo - ao contrário das straight cut. Este alargar é ligeiro e não um género de calça de boca-de-sino. Este tipo de jeans nunca sai de moda e é óptimo para usar em qualquer ocasião.

    Boot Cut

    • cintura: dois dedos abaixo da cintura natural.
    • modelagem: muitas vezes é mais justa nas coxas e nádegas, mas também existem aquelas mais larguinhas.
    • pernas: a partir do joelho a boca vai abrindo até o tornozelo, porém não chega a ser boca de sino. Este modelo foi criado para cowboys, para que se possa usar com botas.
    • estilo: vai com tudo.
    • combina se você é: alto/magro/musculoso/pernas longas/pernas curtas.

    Wide Leg

    Tal como os jeans boot cut, a cintura do jeans wide-leg cai cerca de dois a quatro dedos abaixo da sua cintura natural. Este tipo de jeans é excelente para um look mais casual e mais relaxado. Os bolsos de trás das calças costumam ser bastante largos, e situam-se um pouco mais abaixo que os bolsos de outros cortes. Este tipo de jeans pode ter a mesma largura em toda a perna ou ser um pouco mais apertado na zona do tornozelo. Se gosta deste tipo de jeans tenha em atenção que não os deve usar se tiver uma estatura baixa, pois diminuem a altura de quem os usa, tornando-o ainda mais baixo.

    Wide Leg

    • cintura: de dois a quatro dedos abaixo da cintura natural.
    • modelagem: bolsos maiores e posicionados mais para baixo.
    • pernas: pode ser como a straight leg ou simplesmente reta.
    • estilo: casual.
    • combina se você é: alto/magro/musculoso/acima do peso/pernas longas.

    Slim Fit

    Este tipo de calças voltou à ribalta nos últimos tempos. Estes jeans usualmente têm a cintura mais descida e são bastante justos desde a cintura até ao tornozelo. Usualmente tem algum elastano na sua composição, o que proporciona um maior conforto a quem os usa. O ideal é usá-los não muito justos. Este tipo de corte só é indicado para quem é magro e alto, senão arrisca-se a parecer uma salsicha enlatada.

    Slim Fit

    • cintura: de dois a quatro dedos abaixo da cintura natural.
    • modelagem: justa, da cintura ao tornozelo.
    • pernas: da coxa ao tornozelo, é justa. Existem algumas menos apertados também, porém são bem secos, sempre.
    • estilo: casual.
    • combina se você é: alto/não muito magro/pernas longas.

    Cintura Descida

    Estes jeans usualmente assentam na zona das ancas, cerca de 4 a 5 dedos abaixo da sua cintura natural. Os jeans de cintura descida podem ser straight cut, slim fit, ou bootleg ou wide leg. O ideal é usa-los com uma camisola mais comprida para evitar acidentes quando se baixar; numa mulher isso pode ter muita piada, o mesmo já não acontece num homem.

    Agora Que Já Sabe Os Cortes, Alie-Os Ao Seu Tipo De Corpo…

    Alto e magro

    Os jeans straight-cut são ideais para este tipo de corpo. Se foi abençoado com um físico destes, os jeans com uma frente lisa a perna a direito mostrarão o seu corpo em toda a sua boa aparência. O boot cuttambém é uma excelente opção, especialmente se tiver ancas largas, pois a parte mais larga na zona dos tornozelos cria um balanço com a zona da anca, criando um look harmonioso. As calças wide leg também são uma excelente opção para um look mais casual.

    Magro

    Se é bastante magro evite jeans que sejam demasiado largos ou demasiado justos. Os jeans skinny podem ser uma boa opção mas se só usados um tamanho acima do seu usual. Os jeans wide-leg evite-os, pois parecerá que anda perdido dentro das calças. Os jeans mais aconselhados são os de straight-cut com cintura descida, que assentem confortavelmente no seu corpo: nem demasiado justos, nem demasiado largos. Escolha jeans de bolsos com abas para dar dimensão e volume à sua parte de trás.

    Atlético

    Se tem um aspecto atlético e musculado, o ideal para si são os jeans wide-leg, porque criam uma harmonia entre o tronco e as pernas. Se tiver umas costas largas e usar uns jeans skinny, parecerá um gelado num cone, por isso evite-os. O truque é criar um balanço entre a parte superior e inferior do corpo. Os jeanswide-legsão ideais porque criam esse balanço pois mostram subtilmente o seu corpo, sem parecer que está a rebentar pelas costuras. Escolha jeans com bolsos mais pequenos e afastados na parte de trás das calças.

    Pesado

    Se tem uns quilitos a mais na balança o ideal é afastar-se dos jeans flare-cut pois estes jeans tem tendência a tornar os seus quilos em toneladas. Se tiver barriga o ideal é evitar os jeans de cintura muito descida, porque o pneu irá ficar por cima da cinta criando um look pouco estético; evite também jeans de cinta muito subida como os flare-cut porque aumentarão a área da sua barriga e do traseiro exponencialmente. O ideal são uns jeans com uma cintura média dois a 3 dedos abaixo da sua cintura natural. Opte por estilos que não sejam muito largos nem muito justos. Escolha os wide-leg com cintura média pois são os ideais para si. Deve evitar chamar atenção para o seu traseiro; evite bolsos com abas, muito grandes ou muito pequenos. Os bolsos traseiros devem ser de tamanho médio, localizados um pouco mais abaixo dos usuais e devem estar o mais próximo possível; os bolsos também não devem ter botões ou muitos motivos.

    *******************************************************************************



  • APRENDA A FAZER JEANS MANCHADO

    Tá com aquela calça sem graça e aposentada no seu armário? Hoje a gente aprende uma maneira de custumizar o jeans de uma maneira super fácil.

    Vai precisar: Uma calça jeans escura, água sanitária, luvas de borracha e uma bacia de água.

    Comofas: Coloque as luvas, encha a bacia com água e misture a um copo de água sanitária (se quiser um efeito mais forte na calça, coloque mais, mas não exagere), amasse bem o jeans e amarre-o com um elástico de forma que ele não se abra na água. Mergulhe o jeans na água e deixe de molho por um dia (se não quiser que fique tão manchada, deixe menos). Não mexa na calça, isso pode estragar totalmente o resultado final. Depois lave bem, umas duas vezes, pois o cheiro é bem forte e deixe-a secar.

    Se quiser detona-la mais ainda, você vai precisar de tesoura e uma lixa.

    Com a tesoura, faça cortes na horizontal na calça (4 atrás e 4 na frente fica ótimo). Pegue a lixa e esfreque em cima dos cortes para desfiar e dar esse efeito mais despojado.

FAÇA SUA PRÓPRIA BERMUDA OU SHORT JEANS

Alguns exemplos :


Então Vamos lá ? ( Material )


O primeiro passo : escolher uma calça antiga. Ela deve estar nem apertada e nem muito folgada.
O segundo passo :

vista a calça e faça uma marcação logo acima de do joelho ou se desejar short diminua um pouco mais.

Terceiro : Tire a calça e comece a cortar. É claro que não se pode cortar a calça de qualquer jeito. Segue o segredo; a maioria das pessoas faz o errado, corta a calça em linha reta. Você deve cortar a calça de maneira curvada, facilitando assim a nossa próxima etapa. Dá uma olhadinha no detalhe.

Depois de cortar é hora de vestir e ver como ficou. Em tese, a bermuda está pronta e você repetirá os próximos passos todas vezes que for usá-la. Se estiver tudo certo, o quarto e último passo é fazer nossa barra, ela terá uma altura média de dois dedos.

Dica: É bem melhor dobrar a barra quando se está vestindo a bermuda. Por hora, iremos dobrá-la apenas uma vez. Dobrou? Tire a bermuda e pegue um ferro de passar. Eis aqui mais uma super dica minha; usaremos o ferro para que as dobrinhas fiquem lisas e não façam volume. Passar ferro também garante que sua bermuda não desmonte enquanto você estiver dançando, por exemplo. Terminou? Repita o passo.

Resultado Final :

*********************************************************************

FAÇA UMA BOLSA COM SUA CALÇA JEANS


Material:


Calça jeans
Zíper reforçado de 40 cm
Argolas de metal
Fecho de metal
Anilina verde
1
1
4
2
quantidade necessária


PAP:

1

Corte as duas pernas da calça na altura do gancho e reserve.

2

Da parte da frente das pernas corte 2 retângulos de 7 cm x 50 cm para costurar na parte da abertura da bolsa (a) e um retângulo de 12 cm x 90 cm para a alça (b).
Da parte de trás da perna corte um retângulo de 12 cm x 50 cm para a base da bolsa (c).

3

Para fazer o corpo da bolsa costure a base (c) às bordas do corte realizado no jeans, na altura do gancho.
Costure o zíper unindo as duas peças reservadas para a abertura (a).
Coloque a peça com o zíper na parte superior da bolsa e costure pela borda da cintura do jeans.

4

Para fazer a alça costure a peça no comprimento pelo avesso (b) e vire para o lado direito.
Corte duas tiras de 20 cm para prender as argolas e reserve os 50 cm restantes para a extensão da alça.

5

Passe as tiras pela argola e costure-as na lateral da bolsa.
Coloque em um dos extremos da tira a peça de metal para acabamento e costure o outro extremo na argola.

6

Depois você pode tingir sua bolsa com anilina verde, ou com outra cor da sua preferência, seguindo as indicações do produto.

IMPORTANTE

  • Lembre-se de utilizar uma agulha grossa na máquina para costurar o jeans. As mais finas podem não resistir e afetar o funcionamento da máquina.
  • Por ser um tecido grosso, também é indicado costurar com linha de poliéster, que é mais resistente.
  • Reforce as costuras com, pelo menos, duas passadas de máquina nas áreas que precisam ser mais resistentes, como as alças e a base.
*****************************************************************

COSTUMIZE SUA CALÇA JEANS

MATERIAL :


  • Uma calça jeans básica
  • Estilete
  • Régua
  • Tesoura
  • Giz de costura
  • Alfinetes
  • Folha de papelão medindo 20 cm X 20 cm (para proteger a peça durante os cortes)
  • Retalhos de tecidos de sua preferência

E agora, vamos ao Passo a Passo:

Como customizar a calça jeans

1 – Vire a calça do lado avesso. Desenhe um quadrado ou retângulo do tamanho desejado numa das pernas da calça. Dentro do desenho, faça pequenas linhas e deixe um espaçamento de pelo menos três cm entre elas. Com a ajuda do estilete, faça cortes horizontais sobre as linhas para que seja possível fazer a dobradura. Use o papelão para proteger a peça e não cortar o outro lado.

Como customizar a calça jeans

2 – Para dar o efeito dobradura, você precisa forrar a calça com um tecido (se for tingir a peça, prefira um mais simples e, depois desse processo, substitua-o por outro de sua preferência).

Customize sua calça jeans

3 – Vire as tiras uma a uma e as costure aleatoriamente seguindo a dobradura (veja as imagens para compreender melhor). Faça costuras em volta do desenho para prender o tecido e limitar o desfiado.

Customize sua calça jeans

4 – Para dar um acabamento desfiado à peça, basta tingi-la. Se preferir, depois do tingimento, substitua o tecido que usou, para forrar por outro. Complete a produção utilizando pequenas contas, paetês ou pérolas sobre as dobras (a peça que aparece na imagem recebeu tingimento na cor Savana).

RESULTADO FINAL

Calça, com efeito, dobradura e tingimento na cor Savana


***************************************************************************************




Um comentário:

  1. Adorei seu blog!!!
    E muito legal a matéria de jeans... acabei de fazer a bermuda aqui... ADOREI, ficou perfeita!!!
    heheh
    Beijos!!!
    Visite o meu, sobre Dietas... hehehe
    www.confissoesgordas.blogspot.com

    ResponderExcluir