quinta-feira, 14 de outubro de 2010

www.depaolifashion.com


Este blogger foi transferido para o site :
www.depaolifashion.com











acessem , deixe seu comentário ou duvidas.
postarei alguns post deste site para depois
os novos.



Twitter : Depaoli fashion
Twitter pessoal :Diana Depaoli





terça-feira, 12 de outubro de 2010

Como Lavar cada tipo de Tecido

Como lavar cada tipo de tecido de A a C

Lave seguindo indicações para cada tecido e obtenha ótimos resultados.

Como lavar cada tipo de tecido de A a C

Cada tecido tem uma trama diferente e merece um tratamento específico, para manter sua estrutura original e durabilidade.

Os tecidos seguem padrões, que apresentam singularidades que fazem com que sejam mais grossos, delicados, leves ou pesados.

Então, é evidente que não podemos lavá-los da mesma maneira.

Quando fazemos isso, muitas vezes danificamos a textura, a cor, o caimento e movimento da roupa!

Saber como manter as roupas impecáveis é desejo de todos. Além do apego, algumas roupas foram caras, então, é natural querermos que ela fique conosco para sempre. Portanto, seguir nossas orientações quanto à lavagem correta, fará toda a diferença! O resultado é compensador.

A variedade de tecidos é cores é grande. Seja de algodão, jeans, caxemira, cambraia, cetim, seda, rendas ou lã, é preciso saber a maneira correta de lavar cada um desses tecidos:

Como lavar: Algodão Branco

Como lavar cada tipo de tecido de A à C

Veja que interessantes nossas dicas para clarear roupas brancas que ficaram amareladas ou encardidas, sem utilizar água sanitária:

1ª opção: Molhe a roupa e, em seguida, coloque numa solução de uma tampa de anil líquido, 3 colheres de sopa de álcool, 1 colher de sopa de amoníaco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, (o bicarbonato evita que o anil manche a roupa). Deixe de molho por 4 horas.

2ª opção: Ferva a roupa, adicionando suco de limão no ponto de fervura.

3ª opção: Dissolva em água fervente 2 colheres de sopa de sabão em pó, 1 colher de sopa de aguarrás e 1 colher de sopa de amoníaco para, finalmente, acrescentar água fria no balde em que a roupa ficará de molho por 4 horas. Arremate a lavagem com um bom enxágüe.

4ª opção: Num balde grande, dissolver 2 colheres de sopa de sabão em pó. Bater bem até formar espuma e acrescentar um saquinho de filó contendo cascas de ovos esmagadas. A roupa deve ficar neste molho por cerca de 1 hora.

Manchas de Transpiração em algodão branco

Manchas Leves: Passe o sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido. Depois, proceda à lavagem comum.

Manchas Maiores: Proceda como descrito na 1ª opção, mas exponha a parte manchada ao sol. Ferva a roupa, colocando na água da fervura um pouco de suco de limão.

Manchas Antigas: Faça uma pasta de sabão em pó com ácido bórico. Esfregue a pasta nos lugares manchados, para depois lavar como de costume.

*Atenção: não deixe roupas de tecido de algodão secar totalmente, pois ficarão difíceis de passar. Passe as peças úmidas e depois as coloque ao sol para terminar de secar.

Como lavar: Cambraia

• Lave as peças de roupa de cambraia em água quente com sabão em pó para tecidos delicados.

• Enxágüe em água fria e amaciante.

• Não torça este tipo de tecido, apenas pressione com as mãos sobre uma toalha felpuda. Se achar necessário um pouco de goma, use água de arroz fervida.

• Para passar este tipo de roupa, dissolva em água 1 colher de sopa de álcool e coloque num borrifador para umedecer a peça na hora de passar.

Como lavar: Cetim Branco

• Se manchou, polvilhe imediatamente a área afetada com bastante farinha de trigo e, em seguida, retire batendo de leve. Se a mancha não for removida, repetir esta operação, deixando assim por várias horas. Para retirar a farinha use uma escova macia. Posteriormente, lave com sabão para tecidos delicados e enxágüe bem.

• Para que a peça de roupa de cetim fique com aspecto de nova, passe uma solução de água com meia xícara de chá de água boricada.

• Não torça a peça de roupa. Não use pregador de roupas neste tipo de tecido. A secagem deve ser feita em cima de uma toalha.

Como lavar: Cetim Preto

• Se manchou, espalhe sal sobre a mancha e por cima coloque uma rodela de batata crua. Deixe assim de um dia para o outro, para posteriormente lavar com sabão para tecidos delicados, enxaguando bem.

• Para ficar com aspecto de novo passe em uma solução de 1 xícara de chá preto e 1 colher de café de amoníaco, que deve ser aplicada com uma esponja macia sobre o tecido.

• Não torça este tipo de roupa. Não use pregador. Seque com auxílio de uma toalha. Passe a ferro pelo lado do avesso, forrando o tecido com um pano úmido.

Como lavar: Crochê e Tricô

Como lavar cada tipo de tecido de A à C

• Em uma balde grande cheio de água morna, dissolva uma colher de sopa de sabão em pó ou de coco e 1 colher de sopa de amoníaco e bata bem até ficar uma substância espumosa. Deixe a roupa de molho nesta solução por 2 horas. Enxágüe bem.

Peças Brancas de Crochê: no último enxágüe, acrescente uma colher de água oxigenada para manter o seu aspecto de novo.

Peças Brancas de Tricô: enxágüe em água com algumas gotas de anil.

Peças de Cor Bege Clara: acrescente chá preto frio na água do último enxágüe.

• Se tiver uma peça de tricô que encolheu, prepare uma solução de água e sabão para roupas delicadas e acrescente 1 colher de sopa de álcool, 1 colher de sopa de terebintina e 3 colheres de amoníaco. Enxágüe bem e proceda como o explicado no item acima.

• A melhor maneira de retirar os fiapos e as bolinhas que se formam nas malhas de lã é enrolar uma fita colante nos dedos das mãos com o lado colante para fora e passar diversas vezes sobre a malha, até que ela fique com aspecto de nova.

***********************************************************************************************

Como lavar cada tipo de tecido: F a R

Lave seguindo as indicações para cada tecido e obtenha ótimos resultados.

Como lavar cada tipo de tecido: F a R

Cada tecido merece um tratamento específico, para manter sua estrutura original e sua durabilidade. A sensação ao usar uma roupa limpa, sem manchas e macia é muito agradável. Por isso, vamos ajudar você a cuidar da sua roupa e de sua família! Siga nossas orientações e verá a diferença!

Como lavar: Flanela


• Lave em água morna. Junte à última água 1 colher de sopa de glicerina ou amoníaco, para que a peça permaneça macia. Não torça, apenas esprema. Deixe secar a sombra.

• Para as roupas de cores claras mergulhe-os em água previamente fervida com 1 colher de sopa de farinha de trigo, deixando a roupa repousar neste molho até que esfrie. Finalmente, enxágüe em água pura.

• Se a flanela for colorida, coloque um pouquinho de vinagre na última água; se for branca, um pouco de água oxigenada.

• Se você não quiser lavar a peça, mas apenas limpar, passe uma escova umedecida em álcool.

• Evite que sua roupa de lã encolha, ao ser lavada colocando umas gotas de amoníaco na água.

Como lavar: Jeans

Como lavar cada tipo de tecido: F à R

O jeans pode ser colocado na máquina de lavar com sabão neutro.

Se tiver alguma mancha de gordura, coloque talco antes de lavar deixe de um dia para outro. Lave no dia seguinte.

Como lavar: Lã

Como lavar cada tipo de tecido: F à R

Siga os mesmos procedimentos de limpeza indicados para tecidos de flanela.

Como lavar: Linho

Como lavar cada tipo de tecido: F à R

Use os mesmos procedimentos relativos a roupa branca. Estas peças também podem ser lavadas em água quente misturada com uma colher de chá de ácido bórico e uma colher de essência de terebintina.

Como lavar: Musseline

Para a musselina ficar mais encorpada, após uma lavagem comum, mergulhe a peça por 10 minutos em água de arroz.

Como lavar: Nylon

Com a peça de roupa úmida, passe sabão de coco e deixe repousar por 1 hora, para posteriormente lavar com sabão próprio para roupas finas. No último enxágüe, acrescente uma colher (sopa) de vinagre. Seque à sombra.

Como lavar Organdi

Como lavar cada tipo de tecido: F à R

Quando não quiser usar goma nessas peças, coloque na última água de enxaguar uma boa colher (sopa) de sal. Ao passar a ferro, o organdi ficará mais encorpado, como se tivesse sido engomado.

Como lavar: Rendas

Como lavar cada tipo de tecido: F à R

• As rendas finas são lavadas em água e espuma de sabão em pó para tecidos delicados e ou com leite fervido morno para, depois, serem enxaguadas.

• As rendas pretas também são lavadas com o mesmo procedimento, com a diferença de que o enxágüe deve ser repetido até que o leite desapareça.

• Rendas pretas ficarão como novas se forem lavadas com sabão para tecidos delicados, e ficarem de molho por 1 hora dentro de um recipiente cheio de cerveja. Neste procedimento não se deve enxaguar a peça de renda. Seque entre dois panos, pois ela deve ser passada a ferro ainda úmida.

• Uma renda de cor natural não perderá seu tom se for mergulhada por alguns minutos, depois de limpa, numa solução de chá preto forte ou em chá feito com bastante casca de cebola. Se a renda for branca e quiser dar a ela um tom antigo, isto é, de sua cor natural, deixe-a ferver por meia hora dentro de recipientes contendo chá preto. Não é necessário enxágüe.

• Para que as rendas fiquem bem encorpadas por mais tempo, não use goma. Mergulhe-as numa água onde foram dissolvidos dois tabletes de açúcar. Assim, elas também se conservarão por mais tempo. Este jeito de engomar renda só pode ser usado em peças que não vão ser guardadas por muito tempo.

********************************************************************

Como lavar cada tipo de tecido: S a V

lave seguindo as indicações para cada tecido e obtenha um òtimo resultado.

Como lavar cada tipo de tecido: S a V

Para manter a sua roupa sempre com cara de nova você deve tomar alguns cuidados básicos como providenciar a remoção da mancha, sempre que possível, logo depois do ocorrido, e ainda ter alguns cuidados especiais na hora da lavagem. Cada tecido tem uma trama diferente e claro deve ser lavado de uma maneira diferente. Veja a seguir as nossas dicas para lavar cada tecido e deixar suas roupas sempre bonitas e macias.

Como lavar: Sedas

Devemos ser muito cuidadosos ao lavar sedas. Estes tecidos são muito delicados.

Como lavar: Sedas Coloridas (cores que não são firmes):

molhe uma extremidade do tecido, apertando-o bem várias vezes dentro da água; se a tinta soltar, a roupa não poderá ficar de molho. Deverá ser ensaboada com sabão neutro para roupas delicadas e enxaguada rapidamente para não ficar manchada. Na última água coloque um pouco de vinagre e seque à sombra.

Cor Firme: em um balde cheio de água coloque 2 colheres de sopa de sabão em pó especial para roupas delicadas. Faça uma boa espuma e acrescente uma ou duas colheres (chá) de açúcar à última água. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro, ainda úmida.

Como lavar: Seda Pura a Seco

• Só lave a seco peças que não estejam manchadas de água (chuva) ou de transpiração.

• Coloque Varsol puro numa bacia, mergulhe a peça de roupa e aperte várias vezes para que o Varsol passe pela trama do tecido. Escorra e seque entre duas toalhas, para depois passar o rolo de massas para o Varsol ser absorvido pela toalha. Finalmente, pendure em num cabide para arejar e sair o cheiro de Varsol. Não passe a ferro.

Como Salvar uma Roupa de Seda Manchada

Para que uma mancha não aumente e o tecido de seda não se estrague, use benzina ou éter para removê-la. Outra solução é tratar a mancha com bicarbonato e água fria. Espere secar e escove.

Como lavar: Fitas e Cordões de Seda

Se estiverem com o nó muito apertado, coloque um pouco de talco e vá afrouxando devagar.

Como lavar: Tafetá

Como lavar cada tipo de tecido: S à V
Passe uma esponja embebida em água e vinagre.

Como lavar: Tecidos Amassados

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Este tipo de tecido, geralmente, perde a sua forma quando lavado. Para que seu visual continue sempre novo, com seu aspecto de amassado, você deve passar o ferro frio de modo suave e, se necessário, colocar a peça de roupa sobre o vapor de água fervendo.

Como lavar: Tecidos Bordados

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Para limpar tecidos bordados e rebordados, deve-se polvilhar o tecido com magnésia em pó, deixando assim, por muitas horas. Em seguida, basta sacudir para retirar o pó e, se for necessário, repetir a operação até sua limpeza total.

Como lavar: Tecidos Delicados

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Esses tecidos devem ser lavados em uma solução de 1 colher (sopa) de essência de terebintina para 10 litros de água. Depois enxágüe em água fria e bem salgada.

Como lavar: Tecidos Sintéticos

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

As peças de tecido sintético podem ser lavadas à mão com sabão neutro e água fria para não perder a sua elasticidade. Devem ser secas à sombra, sobre uma toalha. Não use pregadores para evitar que a peça se deforme. Se necessário, use cabide.

As roupas de fibras sintéticas retêm o cheiro de transpiração, mesmo depois de lavadas. Para que isto não aconteça, antes do enxágüe, deixe a roupa de molho numa solução de 1 colher de bicarbonato de sódio e água.

Como lavar: Tule de Algodão

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

• Lava-se com água quente e sabão (em pó para tecidos delicados ou de coco) e com alguns cristais de soda, se estiver muito sujo. Para que este tecido fique encorpado, é necessário passar a peça de roupa em água com goma caseira dissolvida em água.

• A secagem deve ser feita com a peça de roupa pendurada no varal, sem torcer. Com o tecido ligeiramente úmido passe o ferro não muito quente, fazendo movimentos na direção do fio do tecido. Passe até secar bem.

Como lavar: Tule de Seda

Limpe com gasolina ou benzina.

Como lavar: Veludo

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Para limpar este tipo de tecido, basta passar uma escova limpa umedecida em álcool.

Como lavar: À Seco

• Para lavar a seco, use amoníaco e álcool.

• Para limpar golas de vestidos ou casacos, passe suavemente sobre elas um pano branco e limpo embebido numa solução de água quente e amoníaco. Depois que elas estiverem secas, passe novamente um pano com álcool.

Como lavar: Veludo em Casa

Passe sobre as partes manchadas um pano embebido em amoníaco. Lave com um sabão neutro. Se tiver de esfregar, faça-o na direção do fio do veludo, com uma escova de cerdas macias. Enxágüe sem torcer. Ponha para secar à sombra sobre uma toalha (não use prendedores de roupa para não marcar). Finalmente, escove delicadamente, usando uma escova semi-dura para levantar o pêlo do tecido.

Como lavar: Veludo Cotelê

Como lavar cada tipo de tecido: S à V

Se quiser apenas limpar veludo cotelê que não tenha nenhuma mancha, use este método: envolva a mão em papel celofane e esfregue o tecido primeiro pelo lado do avesso, depois pelo lado direito da peça. Lembre-se, porém, de trabalhar sempre na mesma direção.

***************************************************************************************************

Lavar segundo o tipo de peça

Para um bom resultado na lavagem e uma roupa bonita por mais tempo, é preciso lavar separadamente cada tipo de roupa.

Lavar segundo o tipo de peça

Tenha um ótimo resultado na lavagem de suas roupas, siga instruções por tipo de peça

Cada peça das roupas de nossa casa ou pessoais deve receber um tratamento diferente na hora da lavagem.

Umas são maiores, como cobertores e edredons. Outras muito pequenas e delicadas, como gravatas, lenços de pescoço e meias de nylon.

Não podemos jogar toda a roupa a ser lavada na máquina e pronto. Assunto resolvido.

Para obtermos um resultado muito bom, o ideal é seguirmos procedimentos adequados a cada tipo de peça.

E não é necessária que você mande para a lavanderia, uma gravata por exemplo. Aqui, você encontra a orientação de como lavar uma.

A economia de dinheiro é razoável e a satisfação de saber que você consegue cuidar de tudo sozinha e bem é muito grande.

Como lavar Camisas

Antes de lavar, esfregue um pouco de sabão líquido para dissolver as marcas de suor dos punhos e colarinhos. Na hora de lavar, misture uma colher de sopa de amoníaco em um copo de água morna. Os colarinhos e golas devem ser tratados com esta solução por cerca de uma hora. Depois, se devem colocar as camisas de molho em um balde limpo e cheio de água morna, contendo duas colheres de sabão em pó, bem batido.

Nesta solução, as camisas devem ser mergulhadas várias vezes para que a espuma penetre nas fibras do tecido. Em seguida, as peças devem ser lavadas normalmente ou de acordo com as especificações de suas etiquetas.

Atenção: Em dia de calor, e antes de colocar as camisas em uso, aplique um pouco de talco por dentro do colarinho e dos punhos, para que o suor não manche estas partes com muita rapidez.

Como lavar Cobertores e edredons

Lavar segundo tipo de tecido

• Estas peças só devem ser lavadas quando for muito necessário, pois, sempre ficam com uma carinha "desmilinguida" depois de lavadas.

• Encha o tanque com água morna e 2 colheres de sabão de coco ou sabão para roupas finas.

• Mergulhe a peça nesta solução para que a espuma do sabão passe entre as fibras do tecido, deixando de molho por uma hora.

• Jogue a água fora e aperte bem a peça para sair a água suja.

• Repita esta operação quantas vezes forem necessárias até a água sair limpa

• Na última água da lavagem adicione uma colher (sobremesa) de amoníaco, para que o seu cobertor ou edredom fique bem macio.

Como lavar Cortinas

Cortina de Tecido Fino ou de Renda

Deixe de molho por cerca de 1 hora, num tanque cheio de água com 5 colheres de sopa de Varsol, e enxágüe bem. Posteriormente, mergulhe as cortinas em água fria com sabão em pó bem batido. Deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, enxágüe várias vezes até a água sair limpa.

Se as cortinas forem de cores vivas, predominando o verde, junte à água um pouco de vinagre. Se forem estampadas, acrescente um pouco de amoníaco. Sal comum é ótimo para fixar o branco e o preto e as cores fortes.

Como lavar fraldas

Atualmente com um numero crescente de tipos de fraldas descartáveis no mercado quase não usamos mais fraldas de tecido. Mas elas ainda cumprem seu papel. Vamos aprender como mantê-las sempre novas.

Logo após o uso passe água na fralda e depois coloque-a de molho em um balde contendo água com bicarbonato. Vá juntando as fraldas durante o dia. Lave-as na maquina com pouco sabão. Coloque-a em uma tina e ferva as fraldas. Depois da fervura passe em uma água limpa com 1 colher de sopa de vinagre para amaciá-las.

Como lavar lenços

Lenços, principalmente os de nariz devem ser deixados de molho em água com sal durante 1 hora. Lave-os como de costume. Se estiverem encardidos deixe-os de molho em água com limão

Água salgada é ótima para lavar lenços de nariz, de pescoço ou de cabeça. Basta deixá-los de molho nesta água durante uma hora, antes de enxaguar.

Para clareá-los, mergulhe também em água fria, onde foi dissolvida uma colher (chá) de cremor de tártaro, para cada litro de água.

Os lenços de nariz não precisam ser passados a ferro, se forem esticados, logo após a lavagem, sobre os azulejos do banheiro.

Como calças de jeans e sarja

Lavar segundo tipo de tecido

Lavar a mão e secar ao natural peças com detalhes de bordados com espelhos ou pedrarias em geral.

Não colocar sabão em pó diretamente sobre as peças de sarja coloridas, pois o mesmo contém alvejantes que desbotam e mancham, comprometendo a cor original.

Lavar separadamente peças em jeans bruto, pois desbotam.

Como lavar Gravatas e lenços de pescoço

Lavar segundo tipo de tecido

Estas peças estão sujeitas a manchas de gordura com muita facilidade. Para evitá-las vaporize com spray protetor de tecido. O ideal é lavar a seco. Veja instruções, em lavando a seco.

Como lavar Lingerie

Lave sempre à mão, com sabão neutro e água fria.

Evite que elas amarelem mergulhando-as numa solução de água com bicarbonato de sódio, antes de lavá-las. Seque à sombra e não passe a ferro.

Como lavar Meias de nylon

Lave com uma mistura de água e vinagre.

Enxágüe em água com sal. Não torça.

Pressione em uma toalha felpuda para retirar o excesso de água.

Sacuda e coloque sobre uma toalha seca. Seque os pares juntos.

h2>Como lavar Pano de prato

Junte todos os panos de prato de alguns dias ou da semana. Lave à mão com um pouquinho de detergente e deixe de molho num balde de alumínio com água e sabão-detergente em pó. No dia seguinte, ferva, esfregue, enxágüe e torça.

Não coloque estes panos de limpeza para bater na máquina de lavar, pois, além de não ser higiênico, eles soltam muitas gorduras e pêlos nas paredes internas da máquina.

Como lavar Roupa de cama

Como lavar as fronhas: Esfregue as fronhas à mão e deixe-as de molho em água com um pouco de suco de limão e uma colher de sopa de vinagre branco.

Depois ponha na máquina de lavar junto com os lençóis e lave normalmente.

Como lavar Toalhas de Plástico

Lavar segundo tipo de tecido

Lave em água morna e sabão de coco; depois, coloque-as em um balde com água onde se dissolveu uma colher de sopa de detergente perfumado. Finalmente, pendure-as pelas extremidades.

Como lavar Toalhas de Rosto

• Esfregue estas peças com as mãos.

• Deixe de molho em água com limão e 1 colher de sopa de vinagre.

• Enxágue-as.

• Deixe escorrer a água suja.

• Coloque na máquina de lavar para um ciclo normal.

ATENÇÃO: as toalhas devem ser retiradas antes de centrifugar.

• Finalmente, passe as toalhas em um banho com água e vinagre para amaciar.

• Depois de amaciar com vinagre e água, recoloque as toalhas na máquina de lavar para centrifugar, junto com as outras roupas.

• Terminado o ciclo, retire as toalhas da máquina e dobre-as.

Obs: Não use amaciante em toalhas, pois ele impermeabiliza as fibras e elas passarão a não absorver a água de seu corpo.

*******************************************************

Os 5 "Nãos" na lavagem de roupa

O que não se deve fazer na hora de conservar as roupas.

Os 5 Nãos na lavagem de roupa

Fazer as coisas bem feitas dá muito mais trabalho, mas também dá muito mais prazer.

Essa frase resume o que quero passar para você, com relação ao cuidado com a lavagem de roupas. Se soubermos lavá-las corretamente e quando realmente for necessário, será fácil conservar suas roupas bonitas, com qualidade, por mais tempo.

Lavagem de roupas é uma tarefa que requer algum conhecimento e não apenas jogá-las na máquina, apertar o botão e pronto, mas dentro desse conhecimento, existe também o que não deve ser feito.

Você pode achar que não tem muito tempo para se dedicar a essa tarefa, mas se ela for bem feita, você estará economizando dinheiro, pois você vai conservar suas roupas e de sua família por muito mais tempo.

A lavanderia ou local onde você cuida delas, deve ser vista como um local de renovação. Elas entram sujas e sem vida e saem cheirosas, limpinhas e bem passadas, prontas para deixarem toda sua família bem vestida e confortável.

Na hora da lavagem de roupa, o que não fazer?

1 - Não misture roupas de uso pessoal com panos de prato ou de limpeza. Regra básica. Não é higiênico você misturá-las. Lave-as sempre separadas, pois os panos de prato geralmente têm gordura e podem passar para suas roupas pessoais. Os de limpeza estão em contato com produtos químicos mais fortes e podem causar alguma alergia ou danificar o tecido, caso suas roupas se misturarem com eles.

2 - Não misture roupas muito sujas com outras peças (por exemplo, as de crianças). Quem tem criança em casa sabe o que é uma roupa suja e uma roupa muito suja. Quando a sujeira da roupa é leve, às vezes apenas de cheiro de suor e poeira, quando se misturam com roupas muito sujas, que podem ter barro, correm o risco de mancharem, dificultando muito a lavagem e o processo de retirada das manchas.

3 - Não misture com roupas de cor com roupas brancas. Roupas coloridas podem soltar tinta. Se você misturar roupas de cor com roupas brancas, provavelmente as coloridas irão manchar as brancas. E o tempo para ficarem de molho é diferente. As brancas devem ficar de um dia para o outro e as de cor, somente alguns minutos. Veja mais em Pré-lavagem.

4 - Não, ou melhor, nunca deixe de molho roupas de cor forte. Roupas de cor forte se ficam muito tempo de molho vão desbotar com certeza, e uma roupa desbotada fica com aparência de velha. Se a roupa tem cor forte, essa é sua cor de origem. Roupas que são naturalmente desbotadas já são compradas assim. Uma roupa que não tem essa característica originalmente, quando desbota parece velha. E você não vai querer que isso aconteça com as suas, certo?

Os 5

5 - Não use sabão demais, só vai dificultar a lavagem. Achar que quanto mais sabão, mais limpa vai ficar a roupa é um engano. A medida certa é o ideal. As máquinas atuais têm medidores que acompanham. Então, não tem como errar. Na hora do balde ou bacia, use o bom senso. Coloque um pouco de sabão em pó, adicione a água e mexa até obter espuma. Aí está pronto para usar.

*****************************************************************************

Como lavar roupa à mão

Algumas peças do vestuário devem ser lavadas a mão para manter a qualidade do tecido e da cor.

Como lavar roupa à mão

Lavar as roupas a mão não é sinal de retrocesso numa era em que a tecnologia domina o mundo e muito da nossa casa. Algumas peças precisamos lavar à mão por serem delicadas e muito fáceis de lavar. Não precisam ser levadas à máquina, mesmo por que seriam danificadas se você fizesse isso.

Chamamos de peças delicadas as lingeries, peças de seda, cashmeres, meias e outras de tecidos finos que você possua. A lavagem manual é muito simples. Você precisa de muito pouco tempo, pois elas não precisam ficar de molho, com exceção de meias brancas ou alguma camiseta clara.

Se você não tem muito tempo disponível para isso, vá separando-as durante a semana e reserve um tempinho do seu fim de semana para essa tarefa. O resultado vai valer à pena. A durabilidade de roupas finas, quando lavadas a mão, é muito maior do que se fossem lavadas na máquina. Dependendo da peça, uma única ida à lavadora seria suficiente para destruí-la.

Como lavar roupa à mão

Veja como fazer para lavar à mão peças delicadas.

O que devemos Lavar à Mão

Roupas do dia-a-dia

• Roupas íntimas;

• Camisetas de algodão;

• Malhas de lã ou linha;

• Roupas de tecido de lã ou seda;

• Roupas de tecido sintético como tactel e elastano;

Roupas Finas (de seda pura, lã, peças bordadas etc.) devem ser lavadas à mão e nunca na máquina, caso contrario a qualidade do tecido vai para o espaço.

• Use sabão especial para lavar as roupas finas.

• Esprema as roupas com cuidado sem torcer.

• Enxágüe as roupas até que a água saia limpa.

• No ultimo enxágüe colocar na bacia ou balde uma colher de sopa de amaciante ou duas colheres de vinagre branco. O vinagre é um amaciante muito eficaz, e barato.

*********************************************************************************************************

Como lavar roupa à máquina

Alguns cuidados são essenciais para não danificar a sua máquina.

Como lavar roupa à máquina

A máquina de lavar roupas é uma grande aliada no dia-a-dia das donas de casa e suas ajudantes. Mas, se não for bem usada pode danificar muitas peças.

Separar e distribuir as roupas na máquina de forma que fiquem bem lavadas ao mesmo tempo conservar suas características, mantendo a aparência de nova, é o grande desafio.

Leia o manual de instruções da maquina de lavar

Aslavadoras atuais trazem em seu manual de instrução a melhor maneira para serem utilizadas. Reunimos aqui algumas dicas que fazem a diferença para que esse processo seja muito mais produtivo e correto.

Maquina de Lavar é uma Mão na roda

Outro detalhe importante, na máquina de lavar, as roupas por serem centrifugadas saem quase secas, o que é muito bom, especialmente quando o tempo não ajuda.

Enfim, a máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos mais necessários na casa moderna. Aperfeiçoar sua operação e tirar grandes vantagens desse utensílio é muito importante e é o que queremos lhe mostrar.

Organize para colocar na maquina de lavar tecidos semelhantes

Como lavar roupa à máquina

• Verificar as etiquetas das roupas e agrupar as que forem do mesmo tecido.

• Se tiver que colocar diferentes tipos de tecidos para completar a carga da máquina de lavar, ver as temperaturas pedidas para lavar cada um deles e use a mais baixa.

O que pode ser lavado na máquina de lavar

• Roupas de cama, mesa e banho

• Jeans e camisas de algodão

• Roupas infantis de uso diário

• As roupas brancas podem amarelar se lavadas por período longo demais em temperatura muito alta.

Protegendo as roupas antes de por na máquina de lavar

• Jamais junte roupas de cores fortes com roupas brancas. Estas últimas ficarão manchadas ou encardidas.

• Ponha peças pequenas ou delicadas, como meias de seda, echarpes e outras, numa fronha ou saco próprio para lavar na máquina. Isso evitará que os fios sejam puxados ou que se enrosquem em roupas maiores.

• Feche os zíperes e abotoe os botões das roupas antes de lavá-las na máquina de lavar. O funcionamento de zíper pode ficar comprometido para sempre se ficar aberto.

• Pares de meia deverão ser presos com alfinete de pressão, para não se perderem.

• Examinar os bolsos da roupa e não deixar nenhum objeto ou papel dentro deles.

Cuidados com a máquina de lavar

Como lavar roupa à máquina

Não use sabão demais, isto só dificulta o enxágüe e não faz com que as roupas fiquem mais limpas.


Como lavar roupa à máquina

Use somente a quantidade necessária de sabão, senão haverá dificuldades no enxágüe.


Como lavar roupa à máquina

Verifique as etiquetas das roupas. Aproveite os diferentes programas das máquinas para lavar na temperatura e na velocidade certas.


Como lavar roupa à máquina

Peças muito pesadas (edredons, cobertores, tapetes ou muitas toalhas de banho de uma só vez) não podem ser colocadas na máquina de lavar roupa, pois podem danificá-la.


Como lavar roupa à máquina

Limpando sempre a máquina: de tempos em tempos, faça a máquina funcionar num ciclo quente, sem colocar nenhuma roupa dentro. A máquina deverá ser limpa com 1 xícara de chá de vinagre branco, que deve ser colocado no compartimento do detergente. Isso eliminará os resíduos de sabão em pó que se acumulam com o tempo.

************************************************************************************

Lavando a seco: é possível lavar a seco em casa?

Trabalho, mas eficiente.

Lavando a seco: é possível lavar a seco em casa?

Você provavelmente já viu, ou possui, alguma peça de roupa cuja etiqueta indique que a "lavagem a seco".

Isso não significa que as roupas deverão ser lavadas longe de qualquer líquido e sim que ao invés de água, deverão ser utilizados solventes.

Eles passam entre os fios do tecidos e removem a sujeira, sem serem absorvidos.

As lavanderias oferecem esse tipo de serviço e também existem no mercado alguns kits de lavagem de roupas que dispensam o uso da água.

Os kits de lavagem a seco, entretanto, demandam a utilização de secadoras. Se você não possui secadora em casa e quer economizar o dinheiro da lavanderia, pode aproveitar as dicas a seguir para lavar suas roupas a seco.

Entendendo a lavagem a seco

Lavando à seco: é possível lavar à seco em casa?
Em uma lavagem comum a fibra do tecido absorve a água e aumenta de tamanho para, em seguida, durante a secagem, desinchar, o que deforma a fibra.

A lavagem a seco é feita com solventes conhecidos como alifáticos, dentre eles, está o Varsol que pode ser facilmente encontrado em supermercados ou casas de tintas, e, é considerado excelente para remover manchas de óleo ou graxa.

Alguns tecidos como a lã e a seda são mais sensíveis e podem encolher, desbotar ou perder a forma caso sejam lavados em água, Isso ocorre na lavagem comum.

Por isso, tecidos lavados a seco, em média, têm durabilidade maior do que os lavados com água.

Lavagem a seco de Lãs e malhas

Lavando à seco: é possível lavar à seco em casa?
Roupas de malha ou lã podem ser lavadas a seco utilizando como solvente o álcool comum, encontrado nos supermercados. Basta seguir o seguinte procedimento:

1 - Numa bacia, coloque álcool suficiente para cobrir suas peças. Friccione com cuidado as partes sujas ou manchadas. Jogue fora o álcool - que deverá estar sujo - torça as roupas e repita esta etapa acrescentando mais álcool.

2 - Utilize uma toalha para retirar o restante do álcool de suas roupas.

3 - As peças devem secar à sombra e em lugar arejado.

Lavagem a seco de Ternos e Peças de Seda Pura

Para roupas delicadas como ternos ou tecidos de seda pura, pode-se utilizar como solvente o Varsol. Veja os passos:

1 - Despeje uma quantidade de Varsol suficiente para cobrir totalmente a peça de roupa numa bacia. Mergulhe sua roupa e deixe de molho por aproximadamente uma hora.

2 - Torça a peça e utilize uma toalha para absorver bem o produto.

3 - Estenda a roupa à sombra, em lugar arejado para que o odor do produto desprenda-se da roupa - isso pode levar de dois a três dias.

4 - Não passe o ferro diretamente sobre a roupa. Você pode colocar um papel manilha entre o tecido e o ferro e, passar sem vapor.

***********************************************************************************************************

Mais informações ou qualquer duvida só deixar um comentário que logo irei responder ;-)